As blusas básicas fazem parte da categoria de peças coringas que toda mulher deveria ter em seu closet. Clássicas e atemporais, elas podem fazer parte de vários estilos, podendo ser combinadas com as mais variadas peças.
Leia mais:
Versáteis e essenciais
Da categoria blusas básicas, a t-shirt é super importante, tanto pelo seu conforto quanto pela versatilidade, essas duas características a classificam como um item essencial.
Com destaque em 2017, a T-shirt oversized apareceu bastante. E para reforçar essa moda, a atriz Alice Wegmann escolheu uma T-shirt Saint Laurent combinando com uma saia Prada cheia de informação para ir ao casamento de Marina Ruy Barbosa. Não é de hoje que a tee ganha destaque, esse modelo tão clássico faz parte do closet de mulheres e homens há tempos, confira uma breve história.
História
Desde o século XIX a tee era usada, fazendo parte do guarda-roupa básico de trabalhadores como um uniforme. Nos anos 50 a T-shirt ficou associada ao homem e ao estilo rebelde.
Antigamente, as marcas de roupas não lançavam a variedade de modelagens, tecidos e decotes femininos de hoje, as mulheres que desejavam usar a T-shirt eram obrigadas a comprar modelos masculinos e customizar. Isso mudou nos anos 90, quando a tee entrou no closet das mulheres, a atriz Brooke Shields, Cindy Crawford e mais tops daquela época adoravam.
Blusas básicas: tipos de T-shirts
As T-shirts são peças versáteis e essenciais, tendo o poder de transformar looks e fazer parte de qualquer estilo.
A sugestão é ter várias opções para todas as ocasiões, existem diversos tipos de modelagens, padronagens e decotes. Hoje, listamos quatro opções essenciais para toda mulher ter no closet que diferem no decote, modelagem e padronagem.
Tipo: Clássica
A T-shirt clássica possui gola fechada, modelagem solta e de comprimento longo, podendo ter estampas ou não. Nos anos 90, elas eram usadas para transmitir mensagens e ideias e também era muito comum estampas de estilo rock e por muito tempo customizada DIY.
A escolha do tecido vai influenciar bastante também, dependendo do tipo o caimento muda, assim como o efeito visual. Os decotes da modelagem clássica podem ser em V, U, off-shoulder e canoa. Quanto ao tamanho, o tipo oversized dá um efeito sensual e está em alta.
Decote: Off-Shoulder
Esse tipo de decote de um ombro só, confere ao visual um ar despojado e confortável, muito utilizado no estilo boho. Além disso, ela pode fazer parte de vários estilos, tudo dependerá da combinação e escolha das outras peças e acessórios.
Modelagem: Cropped
Essa modelagem é mais curta e costuma terminar antes do umbigo, pode ter mangas cumpridas ou não, ser mais justa ou larga e o decote é fechado. Pode ser usada com saias, calças e shorts.
Padronagem: Navy
Essa padronagem é um clássico e foi eternizada por Coco Chanel. A estilista era adepta ao estilo clássico e atemporal, ícone de moda sempre priorizou o conforto, com peças chaves e qualidade dos tecidos. Alçou a tee com mangas longas e padronagem Navy a outro patamar.
Deu para perceber a importância das blusas básicas, não é mesmo? Nos conte qual é a sua favorita para suas composições do dia-a-dia, para sair à noite ou para descansar.