A moda em constante movimento sempre ditou o que as mulheres deveriam vestir e até se comportar, as tendências mudam a cada desfile e temporada. Somos bombardeadas com informações e ficar atualizada pode ser cruel.
Seguir a moda tem seus riscos
Afinal, os desfiles costumam acontecer de seis em seis meses e nem sempre o que vira tendência é confortável ou ideal para cada biótipo. Tem muitas peças que não são funcionais, ficam boas apenas nos corpos das modelos, não é o caso das blusas básicas.
Já teve a moda skinny, slip dress, brallets, legging, corsets, capri, hot pants, pantacourt, Saint-Tropez, entre outros, por exemplo. Escolher suas roupas de acordo com a moda e não com seu estilo e personalidade pode trazer arrependimentos futuros e peças encalhadas.
Seja sincera
Dê uma olhada no seu closet e responda com sinceridade, quais peças você realmente usa no seu dia-a-dia, para sair e se divertir. Quantas estão lá por impulso e não são usadas? Sabe aquela sensação de nunca ter o que vestir, mesmo que seu guarda-roupa esteja recheado?
Riscos do fast fashion
Com a internet e a rapidez das informações surgiu o movimento fast fashion e o consumismo imediatista. Atualizar o closet a cada temporada é uma tarefa que demanda esforço, tempo e investimento financeiro.
Esse boom começou nos anos 80 quando a economia dos Estados Unidos se recuperou e o materialismo dominava, era o power dressing. O que valia não era exatamente a moda, mas sim, o poder de compra. Ao longo dos anos ela foi se modificando ao que conhecemos hoje.
Uma característica fixa é que a moda dita peças que sempre voltam, são modelagens clássicas (como as blusas básicas e calças jeans) e atemporais sempre estão presentes. Investir neste tipo de roupa é uma forma de ter um closet duradouro e atemporal para combinar com todos os estilos e sem arrependimentos.
Benefícios do Slow fashion
Já faz um tempo que o comportamento das mulheres passa por uma mudança, o luxuoso é investir na moda slow fashion, com peças chaves, tecidos de qualidade e bons acabamentos. Na moda, ela ganhou o nome de comfy style, que virou sinônimo da mulher moderna e prática.
Valorize sua personalidade
Nem tudo o que está na moda combina com o seu corpo, é preciso valorizar suas características físicas acima de tudo e respeitar sua personalidade. Não adianta usar um slip dress se ele não combina com você. Por isso, a moda está ligada a atitude e também interfere nos comportamentos.
A moda é cíclica
Lembre-se! A moda é cíclica e as tendências vêm e voltam. Por exemplo, os anos 60 foram marcados pelo conforto, com roupas básicas e elegantes. Os vestidinhos pretos, cortes retos e as cores em tons pastéis dominavam. Bem diferente dos anos seguintes, em que os recortes geométricos e as cores vivas estavam em evidência.
Quem adorava uma peça chave era a estilista Coco Chanel, com seu estilo elegante, ela foi pioneira em quebrar padrões, prezar o conforto, sem deixar de estar na moda. Em vez de seguir as tendências temporais.
Fez sentido? Confira algumas peças chaves para compor vários estilos!
O poncho confeccionado em tricot é confortável e ideal para o inverno e meias estações. É uma peça atemporal e dependendo dos acessórios, maquiagem e sapatos pode fazer parte de qualquer estilo. A modelagem ampla combina com qualquer silhueta também.
A saia midi (abaixo do joelho) é um modelo que nunca sai de moda e pode fazer parte de qualquer composição. Os tecidos e acabamentos variam de acordo com a temporada, mas ter, pelo menos, um tipo pode virar peça chave. As saias com elástico na cintura dão conforto e adequam-se a qualquer tipo de corpo.
Entre as modelagens de calças e seguindo a moda comfy, a jogging é elegante. Pode combinar com regatas, t-shirts e blusas básicas. O jeans ganhou destaque nesses últimos tempos, mas sempre foi um curinga. Os de shape mais soltos estão em alta e sempre voltam.
A t-shirt é sinônimo de conforto e combina com tudo, desde saias, calças e shorts. As blusas básicas com manga ¾ são curingas também, ideais para todas as estações. No inverno pode ser usada por baixo de jaquetas e casacos, no outono e primavera ficam ótimas para um clima mais ameno ou para uma noite mais gelada.
A calça saruel é despojada, pode ser combinada com tênis para acompanhar passeios e com salto e sandálias para uma saída mais elegante. O maxi tricot é outra peça que nunca sai de moda, principalmente no inverno, os de gola alta conferem ar luxuoso.
Gostaram? Não deixe de comentar qual peça chave nunca sai do seu closet. Não deixe de assinar nossa Newsletter e receber novidades MyBasic direto no seu e-mail.