A moda em constante movimento sempre ditou o que as mulheres deveriam vestir e até se comportar, as tendências mudam a cada desfile e temporada. Somos bombardeadas com informações e ficar atualizada pode ser cruel.

Seguir a moda tem seus riscos

Afinal, os desfiles costumam acontecer de seis em seis meses e nem sempre o que vira tendência é confortável ou ideal para cada biótipo. Tem muitas peças que não são funcionais, ficam boas apenas nos corpos das modelos, não é o caso das blusas básicas.

blusa-basica-nice-cinza-mescla

Já teve a moda skinny, slip dress, brallets, legging, corsets, capri, hot pants, pantacourt, Saint-Tropez, entre outros, por exemplo. Escolher suas roupas de acordo com a moda e não com seu estilo e personalidade pode trazer arrependimentos futuros e peças encalhadas.

Seja sincera

Dê uma olhada no seu closet e responda com sinceridade, quais peças você realmente usa no seu dia-a-dia, para sair e se divertir. Quantas estão lá por impulso e não são usadas? Sabe aquela sensação de nunca ter o que vestir, mesmo que seu guarda-roupa esteja recheado?

Riscos do fast fashion

Com a internet e a rapidez das informações surgiu o movimento fast fashion e o consumismo imediatista. Atualizar o closet a cada temporada é uma tarefa que demanda esforço, tempo e investimento financeiro.

Esse boom começou nos anos 80 quando a economia dos Estados Unidos se recuperou e o materialismo dominava, era o power dressing. O que valia não era exatamente a moda, mas sim, o poder de compra. Ao longo dos anos ela foi se modificando ao que conhecemos hoje.

Uma característica fixa é que a moda dita peças que sempre voltam, são modelagens clássicas (como as blusas básicas e calças jeans) e atemporais sempre estão presentes. Investir neste tipo de roupa é uma forma de ter um closet duradouro e atemporal para combinar com todos os estilos e sem arrependimentos.

Benefícios do Slow fashion

Já faz um tempo que o comportamento das mulheres passa por uma mudança, o luxuoso é investir na moda slow fashion, com peças chaves, tecidos de qualidade e bons acabamentos. Na moda, ela ganhou o nome de comfy style, que virou sinônimo da mulher moderna e prática.

Valorize sua personalidade

Nem tudo o que está na moda combina com o seu corpo, é preciso valorizar suas características físicas acima de tudo e respeitar sua personalidade. Não adianta usar um slip dress se ele não combina com você. Por isso, a moda está ligada a atitude e também interfere nos comportamentos.

A moda é cíclica

Lembre-se! A moda é cíclica e as tendências vêm e voltam. Por exemplo, os anos 60 foram marcados pelo conforto, com roupas básicas e elegantes. Os vestidinhos pretos, cortes retos e as cores em tons pastéis dominavam. Bem diferente dos anos seguintes, em que os recortes geométricos e as cores vivas estavam em evidência.

Quem adorava uma peça chave era a estilista Coco Chanel, com seu estilo elegante, ela foi pioneira em quebrar padrões, prezar o conforto, sem deixar de estar na moda. Em vez de seguir as tendências temporais.

Fez sentido? Confira algumas peças chaves para compor vários estilos!

O poncho confeccionado em tricot é confortável e ideal para o inverno e meias estações. É uma peça atemporal e dependendo dos acessórios, maquiagem e sapatos pode fazer parte de qualquer estilo. A modelagem ampla combina com qualquer silhueta também.

A saia midi (abaixo do joelho) é um modelo que nunca sai de moda e pode fazer parte de qualquer composição. Os tecidos e acabamentos variam de acordo com a temporada, mas ter, pelo menos, um tipo pode virar peça chave. As saias com elástico na cintura dão conforto e adequam-se a qualquer tipo de corpo.

saia-midi-básica-perugia-preta

Entre as modelagens de calças e seguindo a moda comfy, a jogging é elegante. Pode combinar com regatas, t-shirts e blusas básicas. O jeans ganhou destaque nesses últimos tempos, mas sempre foi um curinga. Os de shape mais soltos estão em alta e sempre voltam.

calça-jogging-chile-preta               blusa-montalcino-off-whitecalça-basica-jeans-polinesia

 

A t-shirt é sinônimo de conforto e combina com tudo, desde saias, calças e shorts. As blusas básicas com manga ¾ são curingas também, ideais para todas as estações. No inverno pode ser usada por baixo de jaquetas e casacos, no outono e primavera ficam ótimas para um clima mais ameno ou para uma noite mais gelada.

blusa-basica-hungria-marinho

A calça saruel é despojada, pode ser combinada com tênis para acompanhar passeios e com salto e sandálias para uma saída mais elegante. O maxi tricot é outra peça que nunca sai de moda, principalmente no inverno, os de gola alta conferem ar luxuoso.

calça-saruel-patagonia

Gostaram? Não deixe de comentar qual peça chave nunca sai do seu closet. Não deixe de assinar nossa Newsletter e receber novidades MyBasic direto no seu e-mail.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *