Muita gente pode ficar em dúvida na hora de escolher um vestido básico ou qualquer outra peça em meio a tantas opções. Pensando nisso, elaboramos um guia baseado nos tipos de corpos para ajudar nas suas próximas compras.

Leia mais:

Conhecer o seu tipo de corpo ajudará não apenas a escolher um vestido básico, mas também a escolher blusas básicas, t-shirts, calças, shorts, maiôs, biquínis, etc.

Porém ainda existem alguns mitos em volta dos tipos de corpos, primeiro, não existe um tipo de corpo, tamanho e formatos ideais ou perfeitos. Além disso, cada mulher tem suas características únicas e ter um exemplo de mulher (corpo) para se inspirar pode ser um erro.

Você pode se inspirar no estilo de alguns ícones, mas seus corpos terão características específicas e deve adaptar as peças ao seu biótipo. Então o primeiro passo é saber em qual biótipo você se encaixa e depois ajustar alguns detalhes.

Por exemplo, você pode ser do tipo pera, mas querer disfarçar os braços. Ou ser ampulheta e achar que suas pernas são finas. Para cada tipo existem truques para se sentir mais confortável e um visual mais harmônico quando for se vestir ou comprar roupas.

Pera ou triângulo

As mulheres do tipo pera tem a parte inferior (quadril e coxas) maiores que a superior (tronco e ombros). Geralmente com quadris largos, bumbum proeminente e coxas mais grossas com tendência para acumular gordura nessas regiões.

A cintura costuma ser definida e o tronco alongado, mas as pernas tendem a ser mais curtas. Na hora de escolher um vestido básico, tente chamar a atenção para sua parte superior e use truques para alongar as pernas.

Vestidos com gola redonda ou em v caem bem e para alongar as pernas um truque será encurtar o tronco com ajuda de jaquetas ou vestidos com corte império com marcação abaixo do busto, você pode conseguir esse visual com ajuda de cintos também.

Para esse tipo de corpo o ideal é escolher um vestido que tenha cumprimento de uma palma abaixo dos joelhos e evite sapatos com detalhes no tornozelo para alongar as pernas. Os com modelagem em formato A são indicados e acrescente detalhes (colares e decotes) que chamem a atenção para a parte superior.

Maçã

Este tipo de corpo é caracterizado pela cintura não definida com formato mais circular e tendência para acumular gordura nessa região e com um formato arredondado.

Geralmente mulheres depois dos 40 anos tornam-se maçã, mas tudo vai depender de sua genética, se pratica exercícios físicos e hábitos alimentares. Pois na menopausa as mulheres tendem a ganhar gordura na região da cintura, mas não é regra.

O objetivo será desenhar uma silhueta em seu corpo, na escolha de vestidos dê preferência aos acinturados. Os decotes em v criam uma linha vertical no seu corpo e no frio abuse do cachecol, deixe a ponta em horizontal no meio do corpo.

Os cardigans também podem criar essa linha para alongar seu corpo e evitar um visual monocromático, invista em cores escuras para a parte superior e mais claras para a parte de baixo. Evite cintos que cortem sua silhueta e dê preferência para aqueles que marcam os quadris.

Os vestidos básicos com corte em A são perfeitos para seios menores, fazer as pernas parecerem mais longas e finas, mas não é recomendado para quem tem os ombros mais largos.

Retângulo

Os tamanhos dos quadris, cintura e ombros costumam ser parecidos, criando o visual de um retângulo. Para este tipo de corpo pode-se criar uma silhueta com curvas com ajuda das roupas e acessórios.

Há quem diga que mulheres com este tipo de corpo não podem escolher cortes secos e retos, mas podem sim. É só acrescentar formas com ajuda de cintos, colares, cachecol, cardigans e na escolha das estampas e cores para criar cintura, chamar atenção para a parte superior ou inferior. Pode abusar de vestidos de corte império, balonet, com babados, acinturados, plissados, etc.

Triângulo invertido

O biótipo desse tipo de corpo possui parte superior maior em relação com a inferior, ou seja, ombros mais largos que o quadril, porém ao contrário das mulheres com corpo pera, os quadris não tendem a ser largos e são mais estreitos, além das pernas serem mais finas.

Nesse corpo a intenção é chamar atenção para a parte inferior, na hora de escolher os vestidos básicos dê preferência para as linhas e listras verticais, decotes abertos ou em V e saias do tipo balão ou mais abertos e com padronagens para criar volume. Devem-se evitar ombreiras e vestidos com saias em formato cônico. Os vestidos com cortes assimétricos caem bem nesse tipo de corpo.

Ampulheta

O corpo ampulheta tem cintura definida e ombros e quadris com as mesmas proporções. Escolher vestidos que valorizem suas curvas e alonguem seu corpo são indicados. As saias do tipo lápis costumam ficar ótimas nesse tipo de corpo e devem-se evitar muitas informações com padronagens e volumes extras, tanto na parte superior e inferior. Os vestidos básicos do tipo wrap também caem bem.

Para saber em qual tipo você se encaixa, tire medidas do seu busto, cintura e quadril. Se um dia você já tirou estas medidas e já faz um tempo, aconselhamos a fazer a medição novamente. Quando envelhecemos nosso metabolismo muda e começamos a acumular gordura em diferentes regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *