Quando for procurar um vestido básico perfeito ou qualquer outra peça existem algumas dicas básicas, entre elas nunca se esquecer de priorizar seu estilo, qualidade dos tecidos, shape e conforto, independente do que é tendência ou não. Confira.

vestido-crepe-lamego-vinho

Biótipo

Já falamos aqui no blog sobre os biótipos e os melhores vestidos básicos para cada tipo de corpo, relembre aqui. (link para o texto s1-biótipos) Cada mulher pode se encaixar em um biótipo, mas ter características únicas. Conhecer seu tipo de corpo será essencial para escolher seu vestido ou qualquer outra peça de seu guarda-roupa.

Estilo real

Muitas mulheres têm um estilo ideal que querem seguir, porém ao vestir-se para o dia-a-dia acabam escolhendo sempre as mesmas peças, seja pela correria ou por falta de paciência. Isso já aconteceu com você?

Por isso para definir seu estilo real propomos um teste. Retire do seu guarda-roupa cinco peças de roupas que você usa todos os dias (que você gosta) de cada uma das categorias: blusa, saia, vestido, casaco e calça. Coloque-as em cima da cama e anote em um papel ou celular:

-Descreva a peça com suas características (seja detalhista);

-Qual imagem ela projeta: profissional, fashion ou básico;

-Qual cor;

-Tipo de modelagem;

-É confortável?

-Cai bem em seu corpo?

Estas são as suas peças chaves, observando estas peças poderá descobrir o que te faz sentir bem e o que acha bonito de maneira prática e funcional. Se ao fazer esse teste percebeu que ele não possui um caimento e não se encaixa no seu biótipo, troque a peça por outra que te agrade e que vestiria todos os dias.

Agora faça a mesma coisa com itens que você não gosta no seu guarda-roupa de cada categoria. E se questione:

-Tenho algum evento ou ocasião para usar essa peça?

-É confortável?

-Qual imagem essa peça projeta: velho, feio, fora de moda, etc;

-Você comprou, pois estava em promoção?

-Era uma peça em alta na época?

Suas respostas revelarão seus erros na hora de fazer compras. Em algum momento você achou que aquelas peças ficariam ótimas em você ou em alguma época do passado realmente ficavam, mas o seu closet deve refletir quem você é agora.

Estas dicas te ajudarão a saber qual vestido básico, blusa, saia ou calça mais te agradam e seguir uma linha nas suas próximas compras ou o que evitar. Anote no celular e sempre que precisar consulte suas anotações.

vestido-listrado-reine-azul-marinho

Qualidade das roupas

Conhecer seu biótipo, estilo real e preferências ajudarão a fazer compras, mas nunca se esqueça de verificar a qualidade das peças e acabamentos. Afinal, nada adianta ter roupas lindas com caimento perfeito se elas não durarem para as próximas temporadas. Ninguém gosta de perder dinheiro e ter prejuízo, concordam?

Para verificar se uma peça é de boa qualidade, verifique os materiais e faça um checklist.

-As fibras são naturais?

-Os fios são penteados?

-De que material é confeccionado o tecido?

-Os botões estão bem costurados?

-O forro pinica?

-As costuras estão bem arrematadas, sem fios soltos ou tortos?

-Ao colocar o tecido contra a luz, você vê falhas?

-A textura é agradável?

Caimento

Na hora de provar as peças existem algumas dicas também, vista a peça e tenha um olhar crítico para fazer essa avaliação. Muitas mulheres encantadas com a beleza da peça, acabam fazendo vista grossa no caimento, tente não cometer esse erro.

Se o vestido básico tiver costuras nos ombros, eles precisam ficar bem alinhados ao seu corpo. As blusas devem ficar nem muito justas ou folgadas no seu busto (caso não seja oversized). As calças não devem prender nas suas coxas ou virilha restringindo movimentos, um bom teste é agachar com a peça.

vestido-moletom-oslo

As camisas devem acabar entre a cintura e o quadril, as mangas compridas devem acabar no osso do pulso em postura reta e braços relaxados.

Seja sincera na hora de responder as perguntas, leve as anotações sempre com você e evite cometer os mesmos erros, dessa forma os arrependimentos diminuirão e será mais feliz com seu closet ou quando fizer novas aquisições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *