Quem lembra das criações futuristas que permeavam o mundo fashion nos anos 60? Tecidos plásticos com brilhos metálicos aterrissaram dessa criativa época diretamente para as tendências de moda e para o seu armário…por quê não? A ideia apareceu pela primeira vez nos anos 60, na coleção “Space Age” de André Courrèges, um visionário designer de moda francês. O objetivo era expressar sua visão de moda feminina do futuro, ligada a viagens espaciais e ao tão idealizado “ano 2000”.
Atualmente, essa concepção futurista ficou um pouco de lado no que diz respeito às ideologias e modelagens espaciais. Quem aí não assistiu ao desenho “The Jetsons”? Porém, essa estética refletiu em diversos meios artísticos, sendo adaptada e readaptada a cada temporada. Na moda, o brilho metálico ganha cada vez mais as ruas, indo de jaquetas de couro a saias. Tons laminados, como o prata e o dourado, perderam o estigma de “só para a noite”, ajudando a criar looks interessantes mesmo que para o dia a dia, mas atenção com as peças que irão acompanhá-los para não deixar o visual pesado.
Cores mais escuras, assim como o verde e o azul, podem oferecer muita sofisticação ao look “iluminado”, principalmente para peças da parte de baixo. Para cima, aposte em itens de tecidos mais neutros como a malha, ou mais rústicos, como a lã e o couro, por exemplo. Na hora de escolher o importante é optar por aqueles que sejam opacos e discretos para fazer uma produção equilibrada.
Quem não abre mão de um visual mais clean também pode incorporar o brilho metalizado sem medo. Tons escuros na parte de cima neutralizam o estilo, sem ofuscar o glamour de uma calça cintilante. Para trazer mais sobriedade, você pode fazer uma sobreposição com um blazer escuro.
Outra opção é brincar com tonalidades próximas como o branco, o cinza e o prata. A proposta pode parecer ousada, ou trazer um certo ar de “réveillon” antecipado, mas pode apostar, fica lindo!
Obviamente que os acessórios não podem ser excluídos dessa conversa. Os laminados estão por toda a parte, seja nos tênis, sapatos, bolsas, óculos ou joias. Não faltam oportunidades e itens bacanas para você escolher.
2 thoughts on “Efeito metálico: uma inspiração espacial”