O rapper norte-americado Jay-Z lançou no mês de julho seu décimo terceiro álbum, o “Magna Carta Holy Grail”. O disco alcançou o topo das paradas da Billboard mais uma vez e, como de costume, outros conhecidos compositores dão o ar da graça na produção das faixas, como Timbaland, Pharrell Williams e Justin Timberlake.
Há algumas semanas, Jay-Z divulgou o videoclipe da música “Picasso Baby”, gravado na Pace Gallery, em Nova York. O trabalho levou seis horas seguidas, mas o resultado valeu a pena. O objetivo era unir dois elementos distintos de cultura: a música pop – nesse caso o rap – e a arte. Confira o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=xMG2oNqBy-Y
A inspiração veio do filme “Artista Presente” da artista performática Marina Abramović, que aparece várias vezes durante o clipe dançando com o rapper. Na obra filmada em 2012, Marina produziu uma forte interação com seu público durante uma exposição: duas cadeiras ficavam frente a frente, uma delas era reservada para a artista, a outra ficava disponível para os visitantes. Sem dizer uma palavra, ambos se olhavam intensamente, por quanto tempo aguentassem. Nem sempre era fácil segurar as emoções durante a troca de olhares.
Em “Picasso Baby”, Jay-Z canta sua música olhando diretamente para os rostos dos participantes do clipe, que vão sentando aos poucos em sua frente. Entre os convidados estavam nomes como Judd Apatow, Cynthia Rowley e Diana Windmainer Picasso (neta do pintor Pablo Picasso). O ato comprova que a união entre o moderno e o clássico pode dar mais que certo. O que você achou?