Polka dots, poá ou ainda estampa de bolinhas! Não importa o termo que você use, mas sempre que vemos esse print é inevitável lembrar-se da canção “Era um biquini de bolinha amarelinho, tão pequenininho…”! Atemporal, essa forma geométrica tem muito que contar.
Leia mais:
No século XIX, os imigrantes ingleses que foram para os Estados Unidos levaram para América um estilo de música e dança que logo se tornou bem popular, a polka. Mas sabe o que faltava? Uma estampa para representar toda a alegria que os movimentos e sons transmitiam. Daí o termo polka dots!
O resultado originou um conjunto de círculos preenchidos, geralmente do mesmo tamanho e com espaçamento equilibrado entre si.
A estampa foi uma saída otimista para o cenário fashion após a Segunda Guerra Mundial. Nem precisamos dizer que as pin-ups logo aderiram à trend, não é mesmo? Ícones como Marilyn Monroe e Bettie Page eternizaram a estampa de bolinhas em saias, vestidos e claro, nos biquínis, resgatados atualmente na moda praia vintage.
Durante os anos 80 e 90, as polka dots eram sempre associadas à figura da designer Carolina Herrera, já que a maioria de seus vestidos tinham inspiração na estampa. E como não lembrar da coleção 2012 da Louis Vuitton em parceria com a artista japonesa Yayoi Kusama? Um jeito bem divertido de se vestir, não acham?
Saindo das passarelas para o dia a dia, um look inteirinho de poá não fica elegante, a menos que seja um vestido! Para balancear a produção, opte por peças lisas e básicas, desse jeito não fica pesado e a graça das bolinhas não desaparece. Uma boa escolha são os shorts jeans e calça de alfaiataria preta.
Tem como não se encantar com as polka dots? Essas encantadoras bolinhas animam qualquer look!