A estampa xadrez foi criada no século XIX pelos escoceses, como uma alternativa para o Tartan, um tecido feito de lã e listras em tamanho padrão, usado para identificar os clãs do país. Desde então, variados formatos e cores foram acrescentados e se espalharam pelo mundo. Durante os anos 90, o xadrez virou símbolo do movimento grunge e chegou aos desfiles de Marc Jacobs com muita atitude.

 

blog_xadrez07

 

Na edição deste ano do baile do MET (Metropolitam Museum), em Nova York, celebridades como Madonna e Christina Ricci investiram no xadrez para a abertura da exposição “Punk: Chaos to Couture”.

 

blog_xadrez02

 

Já o clássico Tartan segue como tendência nos desfiles de outono inverno 2013/2014, das estilistas Stella McCartney, Saint Laurent e Céline. Seja em peças inteiras, como em vestidos, ou mesmo em acessórios, como meias e cachecóis, a estampa acrescenta descontração ao look.

 

blog_xadrez03

 

A estampa, geralmente marcada por cores mais fortes, deve ser combinada com peças básicas e lisas, para não criar um excesso de informação no look. E claro, para um dia informal, não esqueça do bom e velho All Star para complementar a produção.

 

blog_xadrez04

T-Shirt Capri

 

Também é importante destacar que listras muito grandes e muitas variações de cores em uma única peça dão a impressão de uma silhueta maior do que o real. Portanto, invista em modelagens com quadrados pequenos e pouco coloridos para nao criar um visual desfavorável.

 

blog_xadrez05 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *