A iniciativa empreendedora que tem como objetivo gerar impacto socioambiental positivo e retorno financeiro simultaneamente é o que chamamos de negócios de impacto. 

A MyBasic foi criada para ser um negócio de impacto que além de entregar uma proposta de moda básica premium também tem como objetivo causar influências positivas à sua volta – promovendo a conservação ambiental e ações sociais.

Se você quer saber mais sobre esse tipo de negócio e qual o modelo de impacto MyBasic, preparamos este artigo contando tudo. Confira!

Como funciona um negócio de impacto? 

Os negócios de impacto buscam solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos mecanismos de mercado. Uma nova maneira de fazer negócios que são fundamentais para a criação de uma sociedade mais justa para todos e ambientalmente sustentável. 

Quando falamos desta maneira de fazer negócios, existem alguns critérios para que ele seja considerado um empreendimento de impacto como: 

  • A principal atividade do negócio é a solução – ou seja, todo o core business opera diariamente para solucionar um problema socioambiental por meio de produtos ou serviços. 
  • Outro traço importante é a busca do retorno financeiro, operando pela lógica de mercado. Gerar receita recorrente por meio da venda de produtos e serviços é fundamental, mesmo que tenha que buscar ajudas externas em diferentes etapas do processo. 
  • E por último, é muito importante que o impacto positivo não seja apenas uma promessa, é necessário um compromisso com indicadores que auxiliem na hora de monitorar e medir a influência positiva do seu negócio para a sociedade. 

Modelo de impacto MyBasic

Quando a MyBasic surgiu em 2012, ela foi uma das pioneiras a lançar um e-commerce com foco exclusivo na moda básica premium e que tivesse como propósito impactar positivamente a indústria da moda – que é uma das mais poluentes do mundo e tem grandes problemas na utilização da mão de obra incorreta. 

Em todos os sete anos de marca, a MyBasic buscou uma relação justa com a mão de obra, respeitando os princípios do movimento slow fashion e usando tecnologias para diminuir o impacto das atividades de produção. 

Consumo Consciente

Diferente de uma moda ditada pelas tendências e o consumismo, optamos pelo 

design atemporal e de qualidade premium que possibilita que a mesma peça de roupa seja usada por muitas temporadas. 

Acreditamos que a moda é um retrato da história da humanidade e um canal poderoso de expressão. Entendemos que a moda tem a ver com criatividade, identidade e inteligência e que tudo isso pode ser feito com um consumo mais consciente. 

Tecidos sustentáveis e embalagens reutilizáveis

Mais de 80% dos nossos tecidos são feitos em fibras de origem natural produzidas à partir de processos e práticas sustentáveis. A busca é contínua por tecidos sustentáveis e fibras biodegradáveis com processos ambientalmente corretos.  

Uma peça de roupa só nasce após uma rigorosa análise, para entender se a produção com tecidos fabricados, em acordo com práticas sociais e ambientais corretas, é possível. Além disso, todas as embalagens na qual você leva sua peça de roupa são reutilizáveis e recicláveis. 

Mão de obra social

Em busca de uma mão de obra social e sustentável fechamos uma parceria com a Ecotece – ONG que tem como missão gerar soluções criativas para prover um jeito de se “vestir consciente” e lidera projetos relacionados à sustentabilidade e práticas educativas na periferia de São Paulo. 

Tudo começou com um pequeno projeto de doações de peças e retalhos de tecidos à ONG. A ideia era que as sobras não fossem descartadas no meio ambiente. Nas mãos das costureiras da Ecotece, os retalhos viraram peças que foram compradas pela MyBasic possibilitando uma maior geração de renda. 

Hoje, a Ecotece, por meio da capacitação de costureiras, produz peças de vários modelos da marca, garantindo uma mão de obra qualificada, humanizada e correta. A longevidade dessa parceria reafirma a nossa essência ao participar de uma cadeia com preocupação sustentável, que tem o cuidado em respeitar e valorizar o trabalho dos fornecedores – e incentiva o consumo consciente.

Aqui na MyBasic sabemos que são muitos os desafios na hora de criar e principalmente manter um negócio de impacto. Por isso, estamos sempre descobrindo novas questões e maneiras de fazer isso acontecer e assim, ser um pequeno agente de mudança no mundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *