Não é de hoje que se fala em guarda roupa inteligente. Muito funcional e chique, ter esse estilo de guarda roupa vai além de simplesmente armazenar vestimentas.

Leia mais:

Um armário enxuto não quer dizer escasso. Muito pelo contrário, é feito de peças-chave, que combinam entre si e tornam mais rápida a escolha do look. Não perca tempo e nem dinheiro, aposte no menos que é mais

Primeiro passo: filtre

É um bom começo fazer uma triagem do que você já tem e do que realmente usa. Tenha em mente duas coisas nessa hora: o seu estilo (o mais importante) e o quanto você pode expressar isso no jogo entre peças básicas (sabe aquela saia que vai do escritório à balada?) e outras nem tanto.

A ideia principal é preencher seu guarda roupa de forma estratégica. Um acervo legal de peças versáteis e duráveis vai fazer com que você precise de muito menos roupa para criar suas combinações. Ou seja, a regra é: gaste certo para gastar menos.

Segundo passo: mapeie
Agora é hora de pensar nas cores, aposte no básico e neutro. As que, em geral, têm passagem livre não importa a ocasião são o preto, o branco, o cinza e o azul escuro. Além de combinarem entre si, também tendem a ir bem com várias outras cores e texturas.

Peças chaves para o seu armário inteligente:

  1. Camisa básica 
  2. Vestido preto 
  3. Calça de alfaiataria 
  4. Jaqueta 

Como definir quantidade de roupas:

Especialistas em organização pessoal trabalham com alguns números que podem te ajudar a definir quantidades.

  • 20 peças para a parte de cima do look: (blusas/regatas/ camisetas/coletes)
  • 14 peças para a parte de baixo do look: (calças/shorts/saias)
  • 8 peças únicas: (macacões/vestidos/ casacos)

Total de peças para usar no dia a dia: 40. Você já tem um armário inteligente.

Em resumo, nada disso quer dizer que você precisa se privar de peças da última tendência, comprar aquela jaqueta linda ou se desfazer daquele jeans rasgado que você ama. 

Prazer é prazer e se vestir tem muito a ver com isso. A ideia é apenas não tornar esse tipo de peça a tônica do seu guarda roupa. Tenha, sim, coisas mais elaboradas para criar algo que fuja do básico quando você quiser esse efeito. Mas vale pensar nessas aquisições como pontuais – uma pequena parte do seu acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *