Depilação…um assunto que sempre gera muitas dúvidas. A técnica de remoção dos pelos não é coisa do presente não! Há muito tempo, os egípcios já adotam esse padrão de beleza, usando cera de abelha em um pano para ficarem com a pele lisinha. Seja pelo medo da dor ou ainda por não saber como funciona realmente, muitas têm resistência a depilação. Por isso separamos alguns mitos e verdades sobre o assunto para você se livrar das dúvidas de uma vez!
Alguns dizem que não é recomendado fazer as sobrancelhas com a ajuda da cera de depilação. Mas isso não é verdade. Como uma sobrancelha nunca é igual à outra, a cera pode ser usada para dar mais simetria a elas.
É verdade que só podemos fazer a próxima depilação depois que os pelos estiverem bem longos novamente? Mito. O mais indicado é que o processo seja refeito a cada 30 dias, ou seja, uma vez ao mês.
Com certeza você já deve ter se perguntado se quanto mais sessões fizer, menos crescerão os pelos, certo? Essa afirmação é verdadeira. Eles acabam enfraquecidos, portanto crescem mais lentamente e mais finos.
Depois de fazer a depilação, os poros ficam expostos? Infelizmente sim. Mas para resolver esse problema, basta manter a pele sempre limpa e usar produtos específicos para a pós-depilação.
É normal sentir dor depois de todo esse processo de “tortura”. Mas vamos ao que interessa, há algum modo de amenizá-la? Existe sim! Tomar uma aspirina cerca de 30 minutos antes ajuda a minimizar o sofrimento.
Como a pele é muito sensível, também é normal que ocorra uma vermelhidão na área. Mas não se preocupe, a cor volta ao normal em algumas horas. Para dar uma ajudinha na proteção da pele, você pode passar um creme hidratante!
Agora vamos falar dos métodos. A depilação egípcia é uma das mais demoradas, pois usa uma linha envolta dos pelos como uma pinça, retirando-os pela raiz. Esse procedimento é ideal para remover os fios da sobrancelha, testa e buço. Apesar de ser mais cara, a depilação a laser é uma das mais eficientes para quem tem pele clara e fios grossos, porém, por se tratar de um procedimento mais sério, é sempre bom procurar um dermatologista antes e consultar a respeito da sua pele e locais indicados para realizar este tipo de depilação.
Não há dúvidas de que a cera quente é a mais procurada, pois é também uma das que oferece resultados mais duradouros. Já a cera fria não é indicada para quem tem pelos muito finos, pois geralmente eles acabam encravados.
Ainda temos a depilação feita com depiladores elétricos, que além de ser fácil de levar em viagens, o processo é rápido, o efeito é prolongado e pode ser feito em casa mesmo. Mas atenção: quem tem a pele muito sensível pode sentir desconforto.
E como não falar da boa e velha lâmina? Ela pode até ser mais prática, porém não chega à raiz e os fios crescem bem mais rápido!
Mesmo com seus prós e contras, não tem como negar que uma pele lisinha faz toda a diferença, não é? Agora que você já sabe um pouco mais sobre depilação, procure um bom profissional para te ajudar a escolher o método mais indicado. Aproveite que o verão está chegando!