Já dizia Yves Saint Laurent: “a moda pode cair, o estilo nunca”. Por isso, montar um guarda-roupa seguindo apenas tendências pode ser arriscado, apesar de a moda ser cíclica. A probabilidade de ocorrer arrependimentos a médio e longo prazo serão maiores.

Confira sete dicas que nunca saem de moda na hora de compor seu estilo ou fazer compras!

1. Escolha de peças chaves

As peças chaves são itens essenciais em todo closet e podem compor todos os estilos. Por exemplo, uma blusa básica dificilmente sairá de moda.

blusa-basica-genebra-cinza-mescla

São peças presentes em todas as coleções, temporada após temporada. O que pode mudar são as padronagens, cortes e modelagens, porém estes modelos estão lá sempre. A camisa também é uma peça chave essencial em todas as estações. Assim como um modelo de jaqueta, uma blusa básica, vestido, cardigan, calça jeans, regata, saia, etc.

2. Respeitar o biótipo

Na hora de escolher as peças chaves é muito importante respeitar seu tipo de corpo. Conhecer suas medidas e saber valorizar e disfarçar imperfeições é fundamental. Ter em mente suas caraterísticas vai facilitar as compras, montar o estilo, garantir um caimento perfeito e priorizar o conforto.

Basicamente, existem seis tipos de estrutura de corpos: oval, triangular, retangular, ampulheta, pêra e triângulo invertido. Cada mulher pode se encaixar em um tipo com suas características únicas.

3. Ter ícones de moda para seguir

Em vez de seguir as tendências das passarelas e suas peças temporais (nada práticas) na maioria dos casos, ter um ícone de estilo garante ter um estilo duradouro e sem erros.

Sabe aquela estilista ou personalidade que está sempre na moda independente do tempo? Tenha nomes para se inspirar e seguir. A estilista Coco Channel tinha um estilo totalmente atemporal marcado pela elegância e conforto.

A princesa Diana era reconhecida pelo bom gosto e estilo clássico com escolhas de peças chaves em seu guarda-roupa sem deixar de lado sua personalidade marcante. Kate Midleton não deixa de ser jovial na sua composição de roupas clássicas. As atrizes Greta Garbo e Audrey Hepburn foram ícones de estilo atemporais, também. No Brasil, Costanza Pascolato, Zuzu Angel e Monica Salgado são algumas delas. Escolha alguém para admirar e seguir.

4. Investir na qualidade dos tecidos

Muita gente se esquece de conferir a qualidade dos tecidos e acabamentos, essa é uma realidade atual. Escolher marcas que priorizam excelência no processo de fabricação é muito importante para garantir a durabilidade das peças.

Quem nunca comprou uma blusa básica e após lavar encheu de bolinhas? Se a blusa for confeccionada em algodão e os fios não foram penteados isso pode acontecer. São detalhes que fazem toda a diferença.

5. Respeitar seu estilo

Tentar seguir todas as tendências de moda sem respeitar o estilo e personalidade só levam mulheres a ter peças encalhadas no guarda-roupa. Além disso, usar uma peça que não faça parte de seu estilo aumenta as chances de parecer desconfortável.

6. Compras inteligentes

Comprar com inteligência significa prezar pela qualidade, conforto e custo-benefício das peças. Investir dinheiro em uma roupa que está na moda, que dificilmente combina com suas outras peças, seja de baixa qualidade (dos tecidos e acabamentos), não seja durável ou fique encostada, pode ser considerada uma compra não inteligente.

7.Invista no slow-fashion

Já ouviu falar no slow fashion? É uma nova tendência que veio somar com seu estilo e compras. Vai à contramão da moda fast fashion, em que as lojas são recheadas de peças que tem vida curta e sem qualidade, direto das passarelas para o closet.

É uma transformação que preza pela sustentabilidade e uma alternativa a produção em massa de grandes redes, que não tem zelo com sua mão de obra ou materiais. O slow fashion é consciente e duradouro, prezando pelo design ( de blusas básicas, vestidos e calças), qualidade dos materiais e conforto acima de tudo.

blusa-montalcino-preta

Estas dicas, com certeza, nunca sairão de moda, concordam? Não deixe de assinar nossa Newsletter e receber sempre as novidades e lançamentos MyBasic direto no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *