Que esse verão será dominado por estampas influenciadas pela cultura oriental, nós já sabíamos. Mas tem uma print em particular que está conquistando as vitrines: a Paisley!
Essa estampa tem origem na Índia, por volta do século XVIII, onde já eram produzidas em xales, feitos na região de Kashmir (por este motivo ela era chamada inicialmente de cashmere). Depois que os ingleses descobriram o desenho de folhas, flores e pontinhos coloridos, só havia um impedimento para a Europa inteira usar: o preço!
A saída era importar os produtos de Paisley, uma cidade da Escócia que ficou famosa por conseguir reproduzir a estampa por um preço bem mais acessível. Daí a origem do novo nome!
Hoje em dia existe uma infinidade de peças com essa estampa além das clássicas echarpes. Como o verão está a caminho, vestidinhos, short e blazer são as grandes apostas. Dê preferência para peças com tecidos leves para ficar bem confortável e estilosa.
Quanto às cores, tem para todos os estilos! As mais discretas podem optar por tonalidades mais escuras e estampas com apenas dois tons. Para quem não tem medo de arriscar, vale usar peças coloridas, desde que combinadas com outros itens de cores sólidas.
Acessórios étnicos são ideais para completar uma produção com Paisley. Permissão concedida para brincos, colares, pulseiras e bolsas que realçam – sem exagerar – a estrutura da estampa.
E ai, vai aderir ao charme étnico da estampa Paisley?