“Amigos, amigos. Negócios à parte”. Até onde as relações comerciais podem interferir no comportamento em sociedade? Essa é a questão levantada na peça “Quanto Custa?”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A montagem, com direção de Pedro Granato, foi inspirada na obra do dramaturgo alemão Bertold Brecht, com trechos dos textos “Dansen” e “Quanto Custa o Ferro?”. O trabalho faz parte da programação oficial da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

Em um pequeno vilarejo, três vizinhos comerciantes, Dansen (o açougueiro), Svenson (vendedor de ferro) e a Sra. Norsen (jornaleira), viviam uma vida pacata e sem muitas novidades até um misterioso assassinato acontecer nas redondezas.

O principal suspeito, um empresário todo vestido de preto que acaba de chegar à cidade, começa a propor estranhos contratos de sociedade para cada um dos vendedores. A cobiça pelos negócios fala mais alto e os moradores acabam aceitando as condições impostas pelo forasteiro, por mais estranhas que elas sejam. Uma delas exige que seu sócio nunca poderá se voltar contra seu assassino, independente do que acontecer.

 

quantocusta001

 

Não demorou para que houvesse desconfianças sobre a autoria do crime e também o medo de que novos assassinatos acontecessem. Mesmo com essas incertezas, Svenson não abre mão de vender seus ferros ao homem e acaba lhe concedendo os instrumentos para praticar mais crimes. A moeda de troca para comprar suas “armas” era algo que pertencia a suas vítimas anteriores.

 

quantocusta002

 

A intenção do empresário é criar pânico e discórdia entre os comerciantes, para que no fim ele seja o único dono dos negócios da região. Em meio a todos esses acontecimentos, é impossível não reparar na genialidade do pequeno cenário e na atenção aos objetos que compõem a peça, que vão desde o avental “sujo” de Dansen até as grades que cercam a loja de Svenson. Se você gosta de suspense e um bom enredo, não deixe de assistir.

Assista aqui a entrevista com o elenco e o diretor da peça:

 

 

 

 

Serviço:

Quanto Custa?

Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Álvares Penteado – 112, Centro, SP – (11) 3113-3651

Data: 25 de julho à 4 de outubro de 2013

Horário: quarta à sexta, às 20h

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *