O nome pode ser espanhol, mas a contrabaixista Esperanza Spalding é a nova revelação do jazz norte-americano. Esperanza também canta e compõe canções que acrescentam muito de sua personalidade fascinante ao gênero. Apaixonada pelo universo musical desde os quatro anos de idade, após assistir uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma, a artista aprendeu a tocar violino com afinco e teve destaque na orquestra The Chamber Music Society Of Oregon, de sua cidade natal, Portland.

 

esperanza 1

 

Um dos grandes diferenciais de Esperanza é sua habilidade de cantar com perfeição em três idiomas diferentes: inglês, espanhol e português. Não demorou para que a artista fosse convidada para tocar com grandes nomes do jazz, como Pat Metheny, Joe Lovano e Donald Harrinson. Em suas passagens pelo Brasil, Esperanza participou da gravação da música “Traição” ao lado de Ana Carolina (2006) e teve a oportunidade de realizar um dueto com Milton Nascimento durante o Rock in Rio, em 2011. Neste mesmo ano, ela foi a ganhadora do Grammy, levando para casa o prêmio de Melhor Artista Revelação.

 

esperanza 2

 

Além do jazz, Esperanza também busca inspiração nos ritmos neo-soul, funk e world music. A cantora possui quatro discos gravados em estúdio, e o último, “Radio Music Society”, foi lançado ano passado e chegou ao top 20 da parada pop dos Estados Unidos. A canção “City of Roses” é uma das faixas mais elogiadas do álbum, com letra animada e que faz você querer dançar sem parar. Ouça aqui:

 

 

Este ano, a artista já deixou sua marca por aqui em um dos maiores festivais do país, o BMW Jazz Festival. Os shows aconteceram no mês de junho, nas cidades de São e Rio de Janeiro. Esperanza também fez questão de se apresentar em Salvador, no Teatro Castro Alves. Se você gostou do estilo da cantora, assim como a gente, é só torcer para ela voltar logo ao Brasil.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *