Quem nunca sentiu vontade de conhecer a Turquia? Uma nação encantadora por seus costumes, repleta de construções gigantescas, templos riquíssimos em beleza e palácios estonteantes. É em Istambul – a maior e mais desenvolvida cidade do país – que a mágica realmente acontece. Sua localização já é no mínimo curiosa: a Ponte Intercontinental divide a cidade entre a Ásia e a Europa. Já imaginou passar de um continente a outro com apenas alguns passos?

 

istanbul_2_001

 

Como se já não bastasse, a cidade reserva uma das maiores feiras do mundo: o Grand Bazaar. Ao todo, sessenta ruas abrigam em torno de cinco mil lojas, cheias de joias, cerâmicas, tapetes, roupas, tecidos e especiarias. Construído em 1461 por ordem do sultão Mehmed, o mercado coberto – como também é chamado – guarda a essência sofisticada da cidade de Constantinopla (antigo nome de Istambul) para reavivar o comércio local.

 

1-url-002

 

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

 

Não é à toa que o local é um dos mais visitados do planeta, com cerca de 300 mil turistas por dia. O motivo? O preço chamativo das mercadorias. Mas o ideal mesmo é pesquisar muito bem antes de sair às compras. Uma tradição que faz parte da cultura dos turcos é pechinchar, portanto, não tenha vergonha de pedir bons descontos enquanto toma chá com o vendedor. Ah, não deixe de levar um mapinha para não se perder!

 

GrandBazaarMapLarge

 

***= Área roxa – tecidos; área rosa – roupas típicas para dança do ventre, malas e bolsas; área amarela – joia em ouro e em prata; área marrom – artigos de couro; área verde – tapetes e antiguidades; área lilás – luminárias, abajures; área azul – jeans e camisetas; área rosa e verde – cerâmica e souvenires.

 

Grand_Bazaar_04

 

 

A Abdulla é uma loja que vende somente produtos 100% naturais. Toalhas, lençóis e mantas são tecidos à mão e ganham tonalidades lindas a partir de corantes naturais – perfeitos para decorar a sua casa. Para deixar seu banheiro com o cheirinho gostoso das essências turcas, dê uma passadinha na Raen. A loja tem uma infinidade de fragrâncias em produtos de beleza. Mas se você deseja algo único, é possível criar uma mistura personalizada de acordo com o seu gosto. Incrível, não?

 

montagem oleo

 

E para passear pelo Grand Bazaar, nossa sugestão é usar uma saia longa, com recortes na frente e mais justinha no quadril. Complemente com uma t-shirt básica e não se esqueça de usar sapatos confortáveis para andar (e barganhar) à vontade. Boas compras!

 

Captura de Tela 2013-09-12 às 2.05.17 PM

Peças: Saia longa Istambul e blusa Escócia.

 

 

 

 

1 thought on “Os encantos do Grand Bazaar em Istambul”

  1. Pingback: Blog My Basic

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *