Em 2008, a jornalista e escritora Ana Maria Bahiana teve uma conversa muito produtiva sobre literatura com uma amiga. Sua colega havia comentado que quem escreve, lê livros de uma maneira diferente. Logo a questão também foi levada para o âmbito do cinema, especialidade de Ana Maria. Pensando no assunto, ela resolveu montar cursos que ensinam truques que permitem aos espectadores assistir a uma produção cinematográfica com outro olhar, mais crítico e atencioso.

 

ana maria bahiana

 

 

Ana Maria mora em Los Angeles desde 1987, época em que sua paixão pelo cinema floresceu. Atualmente, ela é uma das duas brasileiras que fazem parte da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, responsável pela premiação anual do Globo de Ouro. A função a ensinou muito mais do que se vê pronto no escurinho mágico das salas de cinema.

 

cinema 001

 

 

Não demorou muito para que seus ensinamentos fossem reunidos em um único lugar. No livro “Como ver um filme”, lançado pela Editora Nova Fronteira, Ana Maria oferece um guia para os amantes da sétima arte conhecerem mais sobre o processo de criação das produções, curiosidades, descrições dos gêneros e ainda os custos médios investidos para que os filmes cheguem às telonas.

 

orson-welles-cidadao-kane

 

 

A autora também traz uma lista de sugestões com produções que vão desde o século XIX até os dias atuais, passando por “Cidadão Kane” e “Kill Bill”. Se você está procurando sugestões de longas interessantes e que saiam do clichê, você não pode deixar de considerar as indicações da expert. Imperdivel! Encontre o livro aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *