São Paulo sempre foi conhecida como uma cidade sem muitas cores, devido ao caos urbano e da poluição causada pela fumaça dos carros. Uma verdadeira selva de pedra! Mas existe um fator que vem mudando esse conceito ao longo do tempo: o grafite. Justamente para ressaltar essa manifestação artística pelos murros da cidade, foi criado o documentário Cidade Cinza.

 

cidadecinza_04

 

Dirigido por Marcelo Mesquita e Guilherme Valingo, o filme retrata a busca dos grafiteiros por um espaço para criar suas intervenções, seguindo os passos de nomes consagrados como OsGêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo), Nina Pandolfo (esposa do Otávio), Nunca, Finok, Zefix e Ise. A trilha sonora do longa conta com a participação de Criolo, que compôs a música Doum especialmente para a produção.

 

cidadecinza_01

 

O filme já foi um sucesso no festival de cinema “É Tudo Verdade” deste ano e é parte da seleção de filmes do Festival DOC NYC no próximo dia 20, em Nova York. Cidade Cinza chega oficialmente às telonas em 22 de novembro. Veja o trailer:

 

 

Além de mostrar o lado artístico dessa arte moderna, Cidade Cinza também explora o preconceito com o grafite e a associação errônea com a pichação. Em 2008, a prefeitura de São Paulo contratou uma empresa para fazer uma “higienização” das paredes da cidade, que acabou cobrindo com tinta cinza um trabalho coletivo de 700 metros quadrados desses artistas, na alça de acesso da Avenida 23 de Maio ao elevado Costa e Silva, o Minhocão.

 

cidadecinza_02

 

Acompanhe as novidades sobre o filme Cidade Cinza e os artistas na página oficial do Facebook.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *