Com a chegada do verão, a atenção aos cuidados da pele deve ser dobrada! A exposição à luz solar sem proteção está associada a diversas doenças, assim como a sinais de envelhecimento na pele. Por isso, o protetor solar torna-se um produto básico no dia a dia.
Dermatologistas indicam que o fator de proteção solar (FPS) seja escolhido de acordo com o tom de pele de cada um. Pessoas de pele branquinha devem optar por fatores superiores a 50 FPS, enquanto as de pele mais morena ou amarelada podem escolher o fator 30 FPS. Pessoas de pele negra estão livres de queimaduras solares, mas devem atentar-se ao risco do câncer de pele. Sugere-se que a opção de proteção também seja de fator 30 FPS.
É importante lembrar que os protetores comuns não são indicados para pessoas com problemas de acne. Nesse caso, apesar da menor resistência à água, existem as opções de protetores em gel ou base siliconada. Lembrando também que, em todos os casos, o protetor solar deve ser passado 15 minutos antes da exposição solar, e, mesmo com o protetor, deve-se evitar o sol das 11h às 15h (não se esqueça do horário de verão!).