Durante esse mês de férias a peça que você mais viu por aí foi o biquini. Recentemente nós falamos aqui sobre as tendências para a estação e também sobre a moda praia vintage. Mas você sabe como ele surgiu? Os registros mais antigos são moisacos romanos do século IV, onde mulheres aparecem com itens bem similares para praticar esportes.

 

historia_biquini_01_mybasic

 

Muito tempo depois, lá pelos anos 40, dois estilistas franceses ficaram conhecidos por recriá-lo. Jacques Heim mostrou ao mundo o “átomo”, mais conhecido como o menor maiô do mundo. Três semanas depois foi a vez de Louis Réard criar o “Bikini Atoll”, ainda menor que o antecessor. O nome foi uma referência à explosão da bomba atômica na região de Atol de Biquini, devido à proporção dos comentários sobre a invenção. Após a façanha, Louis se tornou o pai da tradicional peça de banho.

 

historia_biquini_02_mybasic

 

Agora, imagine o furor que esse lançamento causou na sociedade? Nem mesmo as próprias mulheres estavam preparadas para usar algo tão revelador para a época, chegando a ser proibido em alguns paises, como Portugal. A primeira corajosa a vestir a peça foi a stripper Micheline Bernardini. Já na década de 50, atrizes como Brigitte Bardot, Ava Gardner e Ursula Andress resolveram ultrapassar os preconceitos e aderir ao uso do biquíni nas telas de cinema.

 

historia_biquini_03_mybasic

 

O biquini só chegou às areias brasileiras no final da década de 50 e não demorou muito para que ele caísse no gosto das mulheres daqui, principalmente no das cariocas. Nos anos 70, a tanga era a peça mais cobiçada nas praias do Rio de Janeiro, por ser bem menor que o modelo tradicional. A parte de baixo costumava ser lisa e a de cima sempre estampada.

 

historia_biquini_04_mybasic 

…Saída de praia Formentera

 

Novas modelagens surgiram nos anos 80, como o enroladinho, asa-delta, fio dental e o queridinho de todas, o sutiã cortininha! As cores fluorescentes, como pink, verde-limão e laranja, passam a dominar as praias e calçadões.

 

historia_biquini_05_mybasic 

… Saída de praia St Tropez

 

Com a chegada do século XXI, novas estampas invadem as areias todos os anos, mas sempre tem um modelo clássico que a gente não abre mão! Mesmo depois de causar tanta polêmica, o biquini é uma peça que representou a libertação da mulher dos valores tradicionais. Qual é o seu preferido?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *