A Mostra Internacional de São Paulo está virando a esquina (início na próxima sexta – dia 18.10), a temporada de lançamento dos prováveis indicados ao Oscar já está de vento em popa e é por isso que vamos mergulhar no mundo do cinema!
Além de atores competentes e roteiros empolgantes, os detalhes de uma produção são essenciais para criar um clima que realmente nos transporta para dentro da história. Um deles, é claro, é o figurino. Por isso escolhemos alguns filmes clássicos, com papéis femininos marcantes, que tiveram como suporte roupas básicas e versáteis para ajudar na construção de seus personagens. Vale a pena se inspirar:
1) Mia Wallace – Pulp Fiction (1994, Quentin Tarantino)
Mesmo aparecendo em menos de 1/3 do filme, Mia Wallace, a esposa do gangster Marsellus Wallace, rendeu a Uma Thurman uma indicação ao Oscar e muitas cópias por aí. O motivo? O corte de cabelo bob e a clássica combinação calça preta e camisa branca na cena de dança com Vincent Vega (John Travolta). Inesquecível!
2) Annie Hall – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977, Woody Allen)
Poucos figurinos foram tão icônicos na década de 70 quanto o look andrógino usado por Diane Keaton neste filme. Gravatas, coletes e tudo o que pudesse ser aproveitado do guarda-roupa masculino foi usado para criar um visual que se tornou tendência até hoje.
3) Anna Scott – Um lugar chamado Notting Hill (1999, Roger Michell)
A vida de um simples vendedor de livros muda completamente ao conhecer a mais famosa estrela de cinema do mundo. É nessa história de Cinderela (às avessas) que Julia Roberts agraciou as telonas com seu charme incomparável. O figurino segue a história ao mostrar a desconstrução da estrela em uma pessoa real: Roupas descontraídas e visual básico são os acessórios perfeitos para o sorriso de Julia.
4) Thelma & Louise – Thelma & Louise (1991, Ridley Scott)
Um sentimento une uma das duplas femininas mais lendárias do cinema: a liberdade. Thelma (Geena Davis) e Louise Sawyer (Susan Sarandon) fazem uma road trip emocionante pelos Estados Unidos. Nada mais apropriado do que um visual tão livre quanto o espírito do filme. Camisetas brancas, jeans e cabelos desarrumados acompanham as heroínas em sua busca por um sentido na vida.
5) Polly Prince – Quero ficar com Polly (2004, John Hamburg)
Um encontro improvável entre um obsessivo executivo (Ben Stiller) e uma viajante despreocupada é o centro dessa comédia romântica. A protagonista Polly Prince (Jennifer Aniston) possui um visual tão espontâneo quanto sua personalidade. Peças vintage e confortáveis – misturadas a camisetinhas básicas – ajudam a compor o charme de Polly.
6) Clarissa Vaughan – As Horas (2002, Stephen Daldry)
“As Horas” mostra como o livro Mrs. Dalloway (Virginia Woolf) atinge três gerações de mulheres. Em meio a um elenco de primeira linha, a fantástica Meryl Streep vive Clarissa Vaughan, uma mulher que, ao sair para comprar flores, começa uma jornada de reflexão sobre sua vida. A premiada protagonista se encaixa no ambiente frio e contemplativo do filme por meio de roupas aconchegantes e de cores suaves.
7) Alice Harford – De Olhos bem Fechados (1999, Stanley Kubrick)
No último filme do mestre Stanley Kubrick, Alice Harford (Nicole Kidman) e seu marido William Harford (Tom Cruise) vivem uma odisseia de descoberta sexual e moral. Esta conturbada jornada passa por um misterioso baile de máscaras e evolui para a nudez (literal e emocional) dos protagonistas. O figurino acompanha fielmente esta jornada em busca do autoconhecimento.
Versátil, clásica, rebelde: Assim como nos filmes, as roupas nos ajudam a contar nossa história. Gostou?