Quem estava sentindo falta de um dos eventos de arte mais tradicionais de São Paulo, a Bienal, teve motivos de sobra para ficar feliz durante este mês! Quem ainda não viu, ainda tem alguns dias para conferir a exposição “30 x Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição. A mostra reúne cerca de 250 obras, feitas por 111 artistas diferentes que participaram da primeira à trigésima edição. Mais uma vez o pavilhão do Ibirapuera fica recheado de história e criatividade.

 

30xbienal_01_mybasic

 

Sob a cuidadosa curadoria de Paulo Venancio Filho, o foco da exposição é mostrar por os caminhos e transformações da arte brasileira durante as últimas seis décadas. Também é possível notar como as técnicas e vanguardas influenciam os artistas contemporâneos. Grandes nomes como Lygia Clark, Tomie Ohtake, Adriana Varejão, Alfredo Volpi e Hélio Oiticica não poderiam ficar de fora.

 

30xbienal_02_mybasic

 

Logo de cara, nos deparamos com a incrível criação de Marcello Nitsche, “Bolha Amarela”, exposta em 1969. Apesar de as obras não ficarem em ordem cronológica, o terceiro andar do pavilhão ficou reservado para as peças mais delicadas e antigas, criando uma verdadeira retrospectiva da história e importância que a Bienal representa para a cidade e país.

 

30xbienal_03_mybasic

 

O Arquivo Bienal também integra a exposição. Criado em 1955 e com quase 800 metros de extensão, o dossiê guarda revistas, documentos, registros históricos e vídeos sobre as todas as edições do evento.

 

Mas como tudo o que é bom dura pouco, a mostra já está chegando ao fim! Vai deixar essa experiência única passar batida? Ainda dá tempo de conferir. Depois conte pra gente as suas impressões!

 

Serviço:

 

30 x Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição

Pavilhão da Bienal: Parque do Ibirapuera, portão 3, SP

Data: de 21 de setembro a 08 de dezembro de 2013

Horário: terças, quintas, sábados e domingos das 9h às 19h e quartas e sextas das 9h às 22h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *